Medidas de Pressão - Laboratório de Hidráulica
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA I (2569)
Prática 1: MEDIDAS DE PRESSÃO
Alunos:
Guilherme Henrique Ramos
Marcus Vinícius Paula de Lima
Mateus Arruda da Costa
RA 83454
RA 83958
RA 83931
Professora: Larissa Souza
Maringá, 08 de Abril de 2015
Medidas de Pressão
1.1 ASSUNTO
Medidas de Pressão
1.2 OBJETIVO
Determinar as medidas de alta e baixa pressão em água, utilizando a leitura direta
(régua ou limnímetro), o piezômetro (tubo vertical), e o manômetro (tubo em forma de
“U”), bem como compará-los.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pressão, na sua tradução literal, significa uma força que é exercida por algo. Além disso, está relacionada com o ato de comprimir ou pressionar determinado elemento. No contexto da Física, pressão é considerada uma grandeza escalar que é quantificada através da razão entre determinada força e a área da superfície onde ela exerce. Assim, torna-se possível afirmar que a pressão é dada em N/m² (Sistema Internacional), unidade que é amplamente conhecida como Pascal.
Neste experimento, necessita-se de encontrar os valores de pressão na coluna de líquido. Existem alguns instrumentos que tornam possível a leitura de pressão nesses casos, são eles: o Limnímetro, o Piezômetro e o Manômetro.
Em definição formal, limnímetro é um instrumento utilizado para aferir a medida dos níveis de lagos. Para o experimento em questão, para obter a medida de alta pressão a partir do limnímetro, utilizou-se da seguinte equação:
PA = γa . H
Equação 1 onde PA é a pressão no ponto A da canaleta, dada em Pascal. γa é o peso específica da água (que deve ser determinada em N/m³ levando em conta o fator de correção), e H é a altura de água na canaleta medida pelo limnímetro, medida em metros.
Peso específico é a relação entre o peso de um fluído e o volume ocupado, no caso da água, já sabemos que seu peso específico é 9810 N/m³. Porém, como afirmado acima, devemos corrigir esse