309951150116
920 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO PEDAGOGIA
ELEMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFª MARICIANE MORAES NUNES
GISELI DUARTE INÁCIO – R.A. 4311785031
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Antonio Correa Neto.
Sorocaba
Setembro / 2012
Como se pensou e se vem pensando, filosoficamente, no Brasil, o tema educação? Pensamos como uma poderosa mediação da construção de um novo homem, quaisquer que sejam sua referência filosófica, seus pressupostos teóricos, sua inserção ideológica, seu campo de atuação prática. Para a Filosofia da Educação, a educação é vista como um processo de humanização. Nenhuma pessoa envolvida com educação deixará de defender uma concepção da educação como processo humanizador no sentido mais abrangente.
Trata-se, para todos, de um processo destinado a transformar o homem, tanto no plano individual como no social e levar todos os envolvidos para uma situação aprimorada, aperfeiçoada...
Pierre Bourdieu sociólogo francês é um dos maiores nomes da sociologia, durante toda a vida abordou diversos trabalhos, questionando a dominação, escreveu sobre temas como: educação, cultura, literatura, linguística, politica, entre outros.
Bordieu define sociólogo dizendo: “O sociólogo como todos os cientistas, tentam estabelecer leis, identificar regularidades, maneiras de ser regulares e definir os princípios destas. Buscando essencialmente, como e porque ocorre, como isso ocorre assim no mundo social e no outro modo?”.
Ele defende que entre os