30 Psicologia Pedag Gica
A “PSICOLOGIA PEDAGÓGICA” DE VIGOTSKI – CONSIDERAÇÕES
INTRODUTÓRIAS
THE “PEDAGOGICAL PSYCHOLOGY” OF VYGOTSKY –
PRELIMINARY REMARKS
Gisele Toassa1
RESUMO: Este texto consiste em relato parcial de estudo teórico da “Psicologia Pedagógica” de L. S.
Vigotski, em tradução brasileira da ARTMED e no original em russo, mediada pelo debate de comentadores como G. Blanck, S. M. S. Barroco, M. G. D. Facci, M. G. Danilchenko, R. Van Der Veer e
J. Valsiner. Dissertará sobre os objetivos da obra “Psicologia Pedagógica”, as influências presentes no texto (focando especialmente P. P. Blonski e L. Trotski), e, principalmente, sobre a contextualização histórica na qual ele se escreveu, acabando por ser marcado pela imaturidade teórica, ecletismo e problemas de composição – algo decorrentes do seu caráter de compêndio e da crise que atravessava a psicologia nos anos 1920. Analisa-se a tese de que se trata de um texto escolanovista a partir de breve exposição das relações dos pedagogos soviéticos com o plano Dalton e a pedagogia dos projetos.
Concluiu-se que a preocupação de Vigotski – bastante subestimada por seus comentadores – com a liberdade, a atividade própria do aprendiz (em detrimento da mera reprodução de ideias e tarefas não compreendidas) e outros princípios fundamentais do marxismo convergiu com algumas diretrizes da
Escola Nova, alterando-as. Longe de pretender leitura exaustiva de livro tão fértil, este texto procurará abordar suas especificidades e preparar, ainda que parcialmente, o leitor para algumas das principais questões que envolvem a leitura da “Psicologia Pedagógica”.
PALAVRAS-CHAVE: Vigotski; teoria histórico cultural; Psicologia da Educação.
ABSTRACT: This work is partial report of a theoretical study focusing the book "Pedagogical
Psychology", by L. S. Vygotsky. The research analyzed the Brazilian translation published by ARTMED and the original book in Russian, mediated by commentators like G. Blanck, S. M. S.