30 08 14
AS SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS E A ANÁLISE DO CAMPO ELÉTRICO
Reinaldo de Oliveira Rodrigues Junior 201407031376
3127 CCE0479 Física Experimental III - 2014
Professor: Jorge Antunes Mattos
13/09/2014
I – RESUMO Foi realizado, no dia 30/08/14, durante a aula de Física Experimental III, ministrada pelo Professor Jorge Antunes Mattos, no laboratório de Física, da Universidade Estácio de Sá, identificar e descrever o campo elétrico e as suas linhas de campo, medir a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um campo elétrico, traçar linhas equipotenciais em um campo elétrico uniforme.
II - INTRODUÇÃO
Na experiência: As Superfícies Equipotenciais e a Análise do
Campo Elétrico, utiliza-se de princípios físicos para entender profundamente ao nível desejado neste momento os conceitos de campo elétrico e potencial elétrico.
III – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO O experimento se fundamenta no estudo do campo elétrico, sendo ele formado por uma carga pontual, por um dipolo elétrico, por uma distribuição continua de cargas, etc. Para isso precisamos entender a definição do que venha a ser um campo elétrico e suas derivações.
Campo Elétrico: O campo elétrico é um campo vetorial, constituído por uma distribuição de vetores, um para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado, como um bastão de vidro. O campo elétrico em um ponto nas proximidades de um objeto carregado é definido da seguinte forma: primeiro colocamos no ponto uma carga positiva qₒ, chamada carga de prova. Em seguida medimos a força eletrostática F que age sobre a carga de prova. Finalmente, definimos o campo elétrico E no ponto P devido ao objeto carregado através da equação: E=F/q Potencial Elétrico: é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo