3 principios da arquitetura (vitruvius)
ARQUITETURA E URBANISMO
Humanidades IX: Novas Teorias em Arquitetura e Urbanismo
CORONEL FABRICIANO
2013
1.
Vitrúvio foi o primeiro teórico em arquitetura que se há registro, ele foi um engenheiro arquiteto e sua obra teórica que se tornou legado é um tratado datado do século I A.C., chamado De Architectura, contendo 10 volumes, e sendo presente até os dias de hoje. Seus textos serviram de base e auxílio para diversos outros referentes à construção, hidráulica e arquitetura, tendo servido de inspiração a diversos autores do renascimento até o século XIX.
A base da Arquitetura Clássica remonta a seus princípios arquiteturais, sendo utilitas,venustas e firmitas (utilidade, beleza e solidez), para tornar uma obra em arquitetura.
1. Utilitas, é a utilidade empregada na edificação, o uso a que se destina é certamente indissociável e determinante à sua forma. Cada metro quadrado da edificação deve ser pensado para qualidade, funcionalidade e rentabilidade. A composição dos espaços deve atender a requisitos físicos e psicológicos dos usuários.
2. Venustas, trata da beleza da obra, sendo refletida a preocupação estética que se deve ter ao projetar; para Vitrúvio a beleza está presente quando “a aparência da obra é agradável e de bom gosto, e seus elementos são proporcionados de acordo com os princípios da simetria”!
3. Firmitas refere-se a sua solidez, retratando os elementos construtivos da edificação, através da escolha de sistemas estruturais, envoltórios físicos, tipo de tecnologia empregada e qualidade nos materiais utilizados.
Utilitas, utilidade
Toda edificação parte do princípio básico de ter uma função, e é previamente dimensionado para atendê-la, devendo cumprir as exigências para abrigar a atividade. Nota-se apenas pela arquitetura na maioria das edificações o seu uso e torna-se deveras estranho quando uma edificação apresenta formas que