3 Lista De Exercicios
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEP. DE QUÍMICA ANALÍTICA E FÍSICO-QUÍMICA
FUNDAMENTOS DE FISICO-QUÍMICA
Prof. Paulo Naftali
3° LISTA DE EXERCÍCIO
1. A reação de formação de 1 mol H2O(l) a partir de seus elementos, nas condições padrões, a 298 K possui uma variação de entalpia igual a – 286 kJ. Sendo assim calcule a variação de entropia para a vizinhança.
2. Calcule a variação de entropia do argônio, que está inicialmente a 25 0C e 1,00 atm, em um recipiente de 500 cm3 de volume, e se expande até o volume de 1000 cm3 e simultaneamente é aquecido até 100 0C. Sabe-se que a capacidade calorífica molar a volume constante é 12,48 J K-1 mol-1
3. Calcule a variação de entropia para dois mols de um gás perfeito que se expande isotermicamente de modo a duplicar seu volume e depois de modo a triplicar seu volume.
4. Uma amostra de gás de argônio, 3 mols, foi submetida a uma sequência cíclica de quatro processos. O primeiro processo é referente a uma transformação isotérmica do estado A para o estado B a 350 K. A amostra de gás nessa etapa AB sofre uma expansão de 2 m3 para 5 m3. No segundo processo, etapa BC, a amostra de gás sofre uma expansão adiabática aumentando seu volume para 8 m3 e adquirindo a temperatura ambiente de 298 K. O terceiro processo, etapa CD, corresponde a uma compressão isotérmica da amostra para 3,2 m3. O último processo, etapa DA, é referente a uma compressão adiabática. Sabendo que a capacidade calorífica molar a volume constante do argônio é 12, 48 J/K.mol responda os itens abaixo.
a. Faça um gráfico que represente os quatros processos.
b. Determine o valor do q, w, variação da energia interna, variação da entropia para cada processo.
c. Por que a temperatura diminui na etapa BC e aumenta na etapa DA?
5. Calcule a entropia padrão da reação de combustão do metano a dióxido de carbono e água líquida, a 25 0C.
6. A entalpia padrão de combustão da uréia sólida (CO(NH2)2) é – 632 kJ mol-1, a 298 K, e sua entropia molar é 104,60 J