3 experimento Passar ou frear em um sinal de tra nsito
Passar ou frear em um sinal de trânsito?
Qual será a decisão correta? Para descobrir qual deve ser a decisão correta devemos conhecer conceito de aceleração, velocidade instantânea e de movimento variado.
Sempre que estamos dirigindo passamos por essa situação de avistar um sinal de transito e ter que tomar uma decisão, para que essa decisão seja segura para todos sempre fazemos algum cálculo rápido para definir se é possível atravessar ou se devemos parar no sinal antes dele fechar. Esse cálculo é muito intuitivo e sempre nos baseamos em experiências anteriores, uma vez que deu certo as demais também devem dar certo.
Será que é possível calcular exatamente o tempo que leva até parar o carro completamente antes do sinal mudar, ou qual deve ser a velocidade que devo manter o carro para atravessar o sinal antes dele fechar? Estudamos anteriormente o movimento de corpos que permanecem com a velocidade constante (M.R.U.), mas e se a velocidade não for constante por todo o percurso?
Toda vez que houver uma variação da velocidade com o passar do tempo vamos dizer que o móvel possui uma aceleração
Aceleração média será a variação de velocidade em função do tempo:
No SI, a unidade de aceleração é m/s2 que indica a variação da velocidade a cada segundo.
Quando o móvel possui uma aceleração constante dizemos que o movimento é uniformemente variado, ele terá uma velocidade que varia com o passar do tempo, diferente do movimento uniforme que era sempre constante.
A velocidade no movimento uniformemente variado é calculada por:
Passando o tempo e a velocidade inicial para o outro lado da equação teremos:
A equação que determina a velocidade em função do tempo é uma função de 1º grau logo o gráfico v x t para o movimento uniformemente variado é uma reta inclinada em relação aos eixos. Assim o gráfico v x t será:
Se calcularmos a área abaixo da curva de um gráfico v x t é numericamente igual ao deslocamento .
Também precisamos encontrar as posições