2º guerra indo paquistanesa
A segunda guerra indo-paquistanesa teve início em Rann de Kutch, uma área praticamente abandonada e desabitada, caracterizada pelos seus terrenos inférteis e improdutivos.
As forças armadas indianas e paquistanesas desenvolviam uma série de atividades de patrulha em tal área, repartidas em duas fases: a primeira ocorreu em Março e a segunda em Abril. No entanto, estas atividades de patrulha transformaram-se, num curto espaço de tempo, em violentos confrontos diretos. Em Junho do mesmo ano, por iniciativa do Primeiro-Ministro britânico Harold Wilson, ambos os países foram persuadidos a dar início ao cessar-fogo. Como resultado deste processo, o Paquistão conseguiu absorver com sucesso cerca de 10% de Rann de Kutch.
Em Agosto de 1965 foram infiltrados secretamente vários conjuntos de guerrilhas sob o comando de Ayub Khan em Jammu e Caxemira, com o intuito de fomentar um movimento rebelde de resistência junto da respectiva população muçulmana. Esta operação, levada a cabo pelas tropas paquistanesas, rapidamente se transformou num