RESUMO FORMAÇÃO ACADÊMICA E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO LAZER
Evandro Antonio Corrêa
Dupla: Gabriella Caballero Gomes
Este artigo busca analisar a formação acadêmica e a intervenção dos profissionais de educação física a partir do lazer. A princípio o professor tem que ter em mente sempre uma busca avançada no conhecimento, fazendo novos cursos de capacitação, assim tendo base no conhecimento teórico e prático.
De acordo com Corrêa apud Brasil (2004)
“O profissional de Educação Física – entre outras funções – deverá estar qualificado para: pesquisar, conhecer, dominar, compreender, analisar de forma crítica e criativa, produzir e avaliar a realidade social e os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção, atuação e a intervenção acadêmico-profissional da área, utilizando-se de recursos da tecnologia, da informação e da comunicação para melhor desempenho e na busca de resultados.”
Podemos dizer também que a Educação Física no âmbito do lazer, está relacionada com diversas modalidades, como ginástica, jogo, esporte, dança entre outros, o grande objetivo desse profissional é ser criativo. Há de entender também que o lazer pode ser explorado por profissionais de diversas áreas. Porém a formação em Educação Física tem maior base e responsabilidade, e devem assegurar uma formação generalista, humanista e crítica.
A formação do profissional de educação física sob a ótica do lazer tem como objetivo formar profissionais para dar conta do mercado de trabalho e trabalhar de forma alertar que a perspectiva interdisciplinar exige mais do que a soma de conhecimentos, e sim buscar que ambos sejam superados.
Fatores financeiros é um fator importante quando falamos de capacitação, afinal, a maioria dos cursos hoje em dia são comercializáveis, mostrando a alienação do lazer, no qual transforma o lazer sob forma de consumo.
A partir de Werneck (1998,