2ª lista de estudos de caso
Numa empresa, deseja-se criar um banco de dados, para ser utilizado em um sistema de controle de projetos. Para facilitar a análise, o problema foi dividido em três diferentes enfoques, conforme descrito a seguir:
a) Controle de alocação de recursos: Devem fornecer, para cada departamento da empresa, informações sobre a alocação de cada empregado. Em cada projeto, é desejável conhecer a carga horária semanal de dedicação, e o tipo de atuação (operacional ou gerencial).
b) Controle de compras: Deve fornecer informações sobre produtos utilizados em cada projeto. É desejável conhecer também os fornecedores que podem fornecer cada produto, a título de planejamento de compras. Um produto é definido como um conjunto montado de peças ou uma peça isolada. Para que se possam avaliar as vantagens de se adquirir "conjuntos montados", a fim de que se possa montá-los na própria indústria, é importante conhecer a composição de cada conjunto.
c) Controle de armazém: Devem fornecer, para cada armazém, informações sobre os produtos lá armazenados.
Estudo de caso 5
Uma sociedade científica deseja manter um cadastro de pesquisas na área de informática, contendo o nome da pesquisa, uma breve descrição, data de início, data de término (efetiva ou prevista), e a área de pesquisa (entre um conjunto especificado pela sociedade).
Cada pesquisa tem um coordenador, sobre o qual é mantido o nome, e-mail, instituição de origem, endereço para contato e função. Juntamente com as pesquisas pretende-se armazenar informações bibliográficas nas áreas de interesse da sociedade. Sobre as publicações são mantidas as informações usuais (título, ano, autores e etc.). No caso de teses mantêm-se o grau a que se refere (M.Sc., D.Sc., Ph.D. etc) e a instituição onde foi defendida. No caso de livros, armazenam-se a editora e o local de publicação. No caso de artigos de revistas e conferências, armazenam-se o nome do periódico, volume e número. Cada publicação é associada com áreas de