2lalala
798 palavras
4 páginas
Segundo [PIN1998] manutenção preventiva é a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou a queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo. A rotina de manutenção é o trabalho menos glamoroso na produção, mas é um dos mais importantes. Como os processos continuam ente se tornam mais mecanizados, a manutenção se torna mais complexa enquanto o potencial de dano de malfuncionamento diminui. Um item importante para uma boa manutenção preventiva é o bom planejamento e homens capacitados para realizar essa manutenção e um apoio de uma política de gerenciamento.
Um típico planejamento preventivo é mais comum que uma modelagem matemática. A regra principal é que o tempo gasto na manutenção preventiva deveria ser menor do que o tempo gasto nos reparos e que o valor das máquinas na manutenção preventiva deveria exceder o custo do programa ([RUS1995]).
INSPEÇÃO
PROCEDIMENTOS
Para manter uma operação contínua e satisfatória, um procedimento de inspeção regular deve ser iniciado para substituir peças gastas ou avariadas antes que elas se tornem inseguras.
Intervalos de inspeção podem ser determinados pela aplicação individual e são baseados em um tipo de serviço ao qual o gancho estará sujeito ao grau de exposição para desgaste, deterioração ou mau funcionamento dos componentes críticos.
O tipo de serviço ao qual a talha está sujeita pode ser classificado como “NORMAL”, “PESADO”, “SEVERO”.
SERVIÇO NORMAL: Envolve a operação com cargas distribuídas ao acaso dentro do limite de cargas suportado, ou cargas uniformes menos de 65 por cento da carga máxima suportada para mais de 25 por cento das vezes.
SERVIÇO PESADO: Envolve a operação de um talha dentro do limite de carga suportado que excede o serviço normal.
SERVIÇO SEVERO: É o serviço normal ou pesado em condições de operação anormais.
Dois tipos de inspeção, a FREQÜENTE e a PERIÓDICA, devem