2G24NS83VW48ZZU3SA9942RDGSMGFG
812 palavras
4 páginas
Comunicação Interprocessos Fernando Bacic Introdução Por volta de meados 1960, surgiram os sistemas multiprogramáveis, então passou a ser possível estruturar aplicações que pudessem ter partes diferentes do código do programa executando de forma concorrente. Então, denominada aplicação concorrente, tem como característica a execução cooperativa de múltiplos processos ou threads.
Compartilhamento de recursos Em sistemas com um único processador, os processos são executados de forma alternada, de acordo com os critérios de escalonamento do Sistema Operacional.
Quando temos processos de uma aplicação concorrente compartilhando recursos do sistema, como arquivos, registros, dispositivos de E/S e áreas de memória. O compartilhamento de recursos entre os processos pode ocasionar situações indesejáveis, capazes até de comprometer a execução das aplicações.
Aplicações Concorrentes Em uma aplicação concorrente, é importante que processos troquem informações entre si, e essa comunicação pode ser implementada com diversos mecanismos, como por exemplo:
Ê Variáveis compar=lhadas na memória principal
Ê Troca de mensagens É necessário que o sistema operacional mantenha a sincronia da execução entre os seus processos.
Condição de Corrida Este compartilhamento pode levar a uma situação indesejável, a