29195153544
2268 palavras
10 páginas
ANHANGUERA – UNIDERPRESUMO
TEORIA DA CONTABILIDADE
UNIVERSIDADE ANHHANGUERA
RESUMO SOBRE
TEORIA DA CONTABILIDADE
Evolução Histórica da Contabilidade
Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil
Introdução aos Relatórios Contábeis
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e os Princípios de Contabilidade segundo CFC e CPC
Definição e Critérios de Avaliação do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
Receitas, Despesas, Perdas e ganhos – O Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do Fluxo de Caixa
Considerações Sobre as Mudanças nas Demonstrações Financeiras segundo a Lei 11.638/07. Alterações Que Teve Entre as Leis.
A Evolução Histórica da Contabilidade
A Contabilidade já existe desde a era da antiguidade que ainda não havia moedas e números, mas já se fazia necessário mesmo sem saber que seria chamada de Contabilidade. Para os interesses comerciais controlando as quantidades de ovelhas, estoques de lãs, fazendo trocas por alimentos e instrumentos que o fossem necessários. A função da contabilidade pré-histórica era avaliar a riqueza com seus acréscimos e decréscimos, executando relatórios que naquela época era feitos em placas de argila e barro chamados relatórios contábeis hoje em dia.
Como podemos notar a Contabilidade não teve nenhum autor da sua criação mais teve o seu grande marco histórico na revolução industrial, e não é uma ciência exata ela é uma ciência social, sua principal ferramenta são os métodos quantitativos.
A Revolução Industrial foi impulsionada pelo mercantilismo, fábricas e máquinas a vapor, com conhecimento em Administração da Contabilidade ganharam mais qualidade.
Os pensamentos contábeis destacaram-se na chamada Escola Contábil Norte-Americana apresentando os seus mais importantes conceitos a respeito do Controle Patrimonial para a Contabilidade desde o início da existência humana. O papel do balanço naquela