2842533301/24
2151 palavras
9 páginas
1886 – 1892Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque, John Pemberton, umfarmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. Assim como outros inventos que entraram para a história, a criação de Pemberton é motivada pela curiosidade.
O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo.
Leva a mistura para uma farmácia, a Jacobs Pharmacy, onde o xarope, misturado água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial.
A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia.
Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira.
E a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 – data em que foi lançada na Jacobs Pharmacy.
Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios.
Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca.
1893 – 1904
Asa Candler, um vendedor nato, transforma a Coca-Cola, de uma simples invenção, em um grande negócio.
Ele acha formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribui cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abastece os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola.
A promoção agressiva funciona: a marca Coca-Cola está em todos os lugares. Até 1895, Candler já havia construído fábricas em Chicago,