2673879

1437 palavras 6 páginas
Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio

Bruna Vieira Martins

EDUCAÇÃO

FÍSICA

Luziânia-2012
Bruna Vieira Martins

SALSA,
FLAMENCO
E
MARACATÚ
Trabalho apresentado à disciplina de Educação física, para avaliação do rendimento escolar, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, ministrada pelo professor

Luziânia-2012
CONCLUSÃO

SALSA

A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha cha cha, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.
Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música latino-americana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.
A salsa debutou no Hotel Saint-George no Brooklyn (Nova Iorque), onde o grupo Lebron Brothers, de origem porto-riquenha, entusiasmou o público no início dos anos 1970. Daí se espalhou entre as comunidades latino-americanas nos EUA e Porto Rico, depois em Cuba, Venezuela, Colômbia e outros países de língua espanhola. Nomes como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, Hector Lavoe e Willie Colón (La Fania) se tornaram expoentes do gênero.

Relacionados