2658589
1636 palavras
7 páginas
Alexandre Nogueira da Silva Matrícula: 04/0813Brasília / DF
1. Junho/2008O que é administração de Riscos?
R= Decisões que são tomadas de aceitar um perigo em potência conhecida ou de minimiza-lo com a utilização de instrumentos apropriados.
São decisões tomadas de aceitar um perigo em potência conhecida ou de minimiza-lo com a utilização de instrumentos apropriados.
2. Qual a diferença entre risco sistemático ou risco específico?
R=Um risco sistemático afeta todas as empresas do setor, um risco específico afeta uma empresa ou um pequeno grupo de empresas.Ex.: taxas de juros ou inflação afeta todas as empresas.
É um tipo de risco que afeta especificamente uma empresa ou um pequeno grupo de empresas
3. O que são instrumentos financeiros conhecidos com derivativos? Dê exemplos.
R= É a criação de novos mecânicos fazer a proteção eficaz ou minimização de riscos contra a variação indesejada de preços de ativos e passivos. Ex: Ações, saques de exportação a receber etc.
4. Qual é a forma mais fácil de eliminar o risco de flutuação de preço de ativo ou passivo?
R=Fazendo operações de hedge conservando-se o ativo ou passivo de risco, por meio de compras e vendas de opções, swap de indexadores. Pode-se também vender este ativo a um preço certo e determinado, para entrega definitiva. Ou seja hedge consiste em assumir uma posição no mercado de forma que os resultados econômicos e finaceiros sejam do mesmo valor absoluto, mas de sentido oposto aos produzidos pelos ativos ou passivos de risco em questãoanulando ou minimizando eventuais variações em seus preços
5. A “Companhia Arriscada” tem em seu passivo um empréstimo indexado à variação do IGP-M, que vence em dois anos. O gerente financeiro da companhia desconfia que, durante os próximos dois anos, esse indexador sofrerá significativa alta em relação à inflação, mas não tem recursos disponíveis para liquida antecipadamente a dívida, O que a companhia pode fazer