258637720124
2547 palavras
11 páginas
FICHAMENTO – INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVILALUNO: MARCIO DA SILVA PEREIRA
RA- 7422679326 / 2°SEMESTRE
GUARULHOS, 04 OUTUBRO DE 2013
1-Conceito de Direito
O conceito de Direito apontado como ideal,pela concisão e clareza, a definição de Radbrch, citado por Washington de Barros Monteiro, segundo a qual direito e o conjunto das normas gerais e positivas,que regulam a vida social.
A palavra “direito” é usada, na acepção comum, para designar o conjunto de regras com que se diciplina a vida em sociedade, regras essas que se caracterizam pelo caráter genérico, concernete à indistinta aplicação a todos os indivíduos, e jurídica, que as diferencia das demais regras de comportamento social e lhes confere eficácia garantida pelo Estado.
Para Caio Mário da Silva Pereira,prefere deixar de lado a concepção da história e diz que Direito “éo princípio de adequação do homen à vida social.Está nalei, como exteriorização do comando do Estado, integra-se na conciência do individuo que pauta sua conduta pelo espiritualismo do seu elevado grau de moralidade está no anseio de justiça como ideal eterno do homem ,está imanente na necessidade de contenção para a coexistência”.
2-Distinção entre o Direito e a Moral
Podemos afirmar que direito e moral distinguem-se, ainda pelo fato de o direito contituido através de processo legislativo diciplinando regras para o convivencia em sociedade, que uma vez descumprida gera sanções punitivas corretivas e etc. A moral e de forum intimo e pessõal de cada individuo de acordo com os irmãos Mazeaud que a moral procura fazer que reine não apenas a justiça, mas também a caridade ,tende ao aperfeiçoamento individual.
3-Direito positivo e Direito natural
De uma forma básica o direito positivo e o ordenamento jurídico determinado em vigor em um determinado país e numa determinada época e o direito natural desenvolve-se sob o nome