25846321

863 palavras 4 páginas
MARIA JOSÉ SILVESTRE

RESENHA-CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

Cuiabá
2014

MARIA JOSÉ SILVESTRE

RSENHA-CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

Trabalho apresentado no segundo semestre de Psicologia da disciplina Teorias e Sistemas em Psicologia, no Centro Universitário UNOPAR, sob a orientação da docente Daniel P. PREMILO

Várzea Grande
2014

SUMÁRIO
RESENHA-CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA.......................................03 E 04
BIBLIOGRAFIA........................................................................................................05

RESENHA

CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

Cartas a um jovem terapeuta é um livro de autoria de Contardo Calligaris (2008), que é doutor em psicologia clínica (Université de Provence) psicanalista e colunista da Folha de São Paulo, é italiano e hoje vive e clinica entre Nova York e São Paulo.
O livro é composto por 155 paginas e contém 11 capítulos, onde o autor se baseia em sua experiência própria de vida e experiência como terapeuta. Calligaris apresenta resposta ás cartas de dois jovens terapeutas, inicia as cartas falando do caráter de uma pessoa para se tornar um excelente profissional.
O conteúdo do livro traz dúvidas dos jovens terapeutas em início de carreira, fala sobre a escolha vocacional enfatiza que enquanto os jovens não decidem qual será sua profissão desejada. Calligaris descreve que um bom terapeuta precisa possuir alguns traços de caráter e de personalidade que dificilmente poderão ser adquiridos no período de formação, essas características expostas pelo autor, particularmente não concordo, pois quando um acadêmico entra para a faculdade ele tem uma visão do que é psicologia, com o decorrer do tempo suas opiniões mudam sobre os assuntos e também seus pensamentos, sua maneira de vê e observar o ser humano.
Cada um de nós possuímos nossa subjetividade e ela esta sempre em constante mudanças,

Relacionados