25 De abril
Trabalho realizado por:
Joana Cruz, 6ºb, nº12
Abril de 2009
Desde 1933 que se instalou em Portugal o Regime do Estado Novo, orientado por Oliveira Salazar. Este regime (governo) era um regime de ditadura.
O que é uma ditadura? Uma ditadura é um sistema político onde todos os poderes estão concentrados numa só pessoa (ou num grupo reduzido de pessoas) e onde as outras pessoas deixam de ter liberdade para dizer o que pensam, o que querem, e são obrigadas a fazer tudo aquilo que lhes dizem, sem reclamar, senão podem ser presas.
E foi o que aconteceu durante cerca de 40 anos em Portugal. O país mergulhou na tristeza, no medo. Não havia democracia, ou seja não se realizavam eleições livres, como nos nossos dias e, como tal, as pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo.
A escola era obrigatória só até à 4ª classe (4º ano). A partir daí era difícil continuar a estudar.
As pessoas não podiam escrever o que queriam nem ler, ver e ouvir o que desejavam, tanto nos jornais, rádio ou televisão! Era tudo escolhido pela censura, conhecida como "lápis-azul", que limitava a liberdade de expressão.
Qualquer pessoa que falasse mal do regime ou fosse contra o colonialismo dos países africanos era, imediatamente, presa pela PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
A solução para acabar com este modo de vida partiu dos militares, daqueles que já tinham estado na guerra. Já fartos de tantos conflitos e da falta de liberdade que se fazia sentir, criaram o MFA, Movimento das Forças Armadas, que tinha como missão, acabar com este governo. Combinaram que, na madrugada do dia 25 de Abril 1974, derrubariam o regime orientado por Marcelo Caetano (que seguiu as pisadas de Salazar, após a morte deste), logo depois de ouvirem na rádio duas "senhas" (sinais) que indicavam o momento certo para avançarem. As