25 De Abril Trabalho De Hist Ria MARTIM
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal com o intuito de melhor perceber e dar a perceber o que foi o 25 de Abril de 1974.
Sabia que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?
Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente.
Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.
Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança! Daí a denominação “Revolução dos Cravos”.
Enquadramento histórico Desde o golpe militar de 1926, Portugal sofreu alterações a nível politico, nomeadamente o desmoronar da República e a instauração de um regime de carácter autoritário.
Em 1928 é instaurada uma ditadura militar presidida por Óscar Carmona denominada Ditadura Nacional.
Com a Constituição de 1933, é instituído um novo regime de carácter fascista, o Estado Novo, tendo como chefe de governo Oliveira Salazar que o é até á sua morte em 1968.
O Estado Novo ou a Ditadura Salazarista foi um regime político autoritário, em que o poder legislativo, executivo e judicial estavam concentrados no chefe do governo. É denominado Salazarismo devido ao longo período em que Salazar governou o país, cerca de 33 anos.
Assim que Salazar morre é instaurada aquilo que viria a chamar-se a Primavera Marcelista que, tal como indica o nome é encabeçada por Marcelo Caetano e segue os moldes da governação Salazarista.
Sob o governo do Estado Novo Portugal era considerado uma ditadura com bases no fascismo italiano e no nazismo.
Assim, este governo tinha uma polícia política, a PIDE e mantinha uma política de colonização, isto é, Portugal tinha em África colónias às quais teimava em não conceder a liberdade, numa altura em que alguns países europeus iniciavam as suas vagas de