armazenagem
Gabriela Dermarchi, Pietra Karla e Thaine Mesquita
Logística – 3ª fase
União Europeia
São José
2014
Introdução
Existem no mundo alguns blocos econômicos, que são uma forma de acordo intergovernamental que tem como o objetivo reduzir ou eliminar barreiras entre os estados participantes. Dentre todos os blocos existentes, algumas possuem maior destaque, são eles: Mercosul; União Europeia; Nafta; Apec e Alca.
Iremos relatar no decorrer do trabalho como se deu a criação do bloco econômico europeu, quais eram seus objetivos, países participantes, as vantagens de fazer parte do mesmo, sua economia e as modificações que aconteceram desde o inicio da união até os dias de hoje.
A União Europeia é constantemente comentada na mídia internacional, possuindo forte influência mundial. Desde a origem do bloco eles tem evitado ser focados em si mesmos, procurando sempre manter laços com todos os países do mundo, mantendo relações culturais, econômicas e políticas com seus parceiros, sendo ele uma nação industrializada ou um país em desenvolvimento. A união apoia o desenvolvimento e o bem estar da população em geral, contribuindo para a diminuição da miséria mundial.
As raízes da União Europeia estão de certa forma ligadas a Segunda Guerra Mundial. Os europeus queriam ter certeza que os fatos ocorridos nunca mais iriam se repetir. Após a guerra o território europeu foi dividido em Leste e Oeste e deu-se início a guerra fria que durou 40 anos. As nações da Europa Ocidental criaram o Conselho da Europa em 1949, esse foi o primeiro passo para uma cooperação que seis desses países desejavam levar a diante. Em 9 de maio de 1950, Robert Schuman propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com o intuito de criar um mercado comum desses materiais entre os países fundadores: França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. Em abril de 1951 os países assinaram