2366 6399 1 PB
MÁRCIO JESUS FERREIRA SÔNEGO*
RESUMO
O presente artigo aborda o uso da fotografia no âmbito da pesquisa histórica e seu valor enquanto documento para o trabalho do historiador.
Esse é o tema que ocupa centralmente o texto, ao discutir a análise dessa forma de registro fotográfico enquanto fonte histórica. Assim, através da análise de diferentes autores que adotaram a fotografia como instrumento ou objeto de pesquisa, discute as trajetórias e construções metodológicas para entender e levantar os diversos aspectos contidos na fotografia.
PALAVRAS-CHAVES: Fotografia; história; fonte histórica.
ABSTRACT
This article discusses the use of photography in the context of historical research and its value as a document for the work of historians. Based on this central theme, photographic records as historical sources are examined throughout the text. By analyzing different authors who have adopted photography as a tool or object of research, their construction and methodological paths are discussed in order to understand and raise the various issues within the photography.
KEYWORDS: Photography; history; source; historical.
1
Durante muito tempo o documento escrito foi privilegiado como fonte de reconstrução do passado, em detrimento de outros tipos de fontes. Essa primazia do texto, inerente à concepção de documento histórico, perpassará as primeiras décadas do século XX, até que
Lucien Febvre e Marc Bloch insistem na necessidade de ampliação do escopo da noção de documento. A falta de registros escritos não poderia significar a ausência de possibilidade de escrita da História.
Assim, o documento em seu sentido mais amplo, o novo documento alargado para além dos textos tradicionais, segundo Le Goff (1990), deve ser tratado como documento/monumento, isto é, nessa renovada
*
Mestre em História – PUCRS; marciosonego@yahoo.com.br
De acordo com a forma como a Escola Histórica Positivista entendia o termo documento, entre o final do século XIX