23468977775421668653216-5
677 palavras
3 páginas
RESUMOTransformação Física: não altera a natureza da matéria, isto é, a sua composição. Ex: derretimento de cubo de gelo, dissolução de açúcar em água, evaporação do álcool e etc.
Transformação Química: formação de substancias com propriedades diferentes das iniciais. Ex: queima de fósforo, enferrujamento de um prego, combustão da gasolina e etc.
Evidências de uma reação química
Mudança de cor;
Liberação de calor;
Formação de sólido (precipitado);
Mudança de cheiro;
Liberação de gás.
Combustão: Uma transformação química importante
Grande parte da energia consumida é obtida a partir da queima de matérias chamados de combustíveis. A queima desses combustíveis é chamada de combustão. Para que a combustão aconteça é necessária a presença do comburente que é o oxigênio. Equação da uma combustão: Reagentes Produtos
CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O
Em uma combustão a formação de gás carbônico e água
A combustão completa de qualquer combustível orgânico (que possui átomos de carbono) leva a formação de gás carbônico ou também chamado de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). A respiração é um processo de combustão, de “queima de alimentos” que libera energia necessária para as atividades realizadas pelos organismos. É interessante notar que a reação inversa da respiração é a fotossíntese, que ocorre no cloroplasto das células vegetais, onde são necessários gás carbônico, água e energia (vinda da luz solar) para liberar oxigênio e produzir material orgânico (celulose) utilizado no crescimento do vegetal. combustão/respiração C6H12O6(s) + 6 O 2(g) ↔ 6 CO2(g) + 6 H2O (l) + energia fotosíntese Constituição da matéria
Por volta de 400 a.C., os filósofos gregos Leucipo e Demócrito elaboraram a teoria atômica, segundo a qual toda matéria era constituída por pequenas partículas indivisíveis, denominadas átomos.
A