2255568452

436 palavras 2 páginas
Portfólio - Logística
IMPORTÂNCIA DO DIMENSIONAMENTO DA EMBALAGEM
NA REDUÇÃO DE CUSTOS
Por Hélio Kinoshita*
Em um mercado altamente concorrido como o que vivenciamos atualmente, com opções de produtos com ampla faixa de preços, economizar em itens que pesam muito no custo final, como embalagens, tem sido primordiais para o sucesso de uma marca. Desta forma, o dimensionamento de uma embalagem, uma das primeiras etapas no desenvolvimento de uma embalagem, ganha relevância.
Dimensionar uma embalagem não é uma tarefa das mais difíceis, porém, fazê-la bem exige cuidados e considerações importantes para não se ter problemas posteriores.
Muitas empresas, pequenas, médias ou grandes, começam a perder dinheiro, já no lançamento de um novo produto / embalagem. Isto se deve ao fato de não terem planejado adequadamente o sistema de embalagem como um todo.
A prática muito comumente encontrada nas empresas de, desenvolver inicialmente a embalagem primária e, a partir dela todas as demais, geram desperdícios e problemas, que invariavelmente não são facilmente detectadas a curto e médio prazo.
Muitos desperdícios são gerados, também, pelo super-dimensionamento das embalagens, que por motivos diversos, que vão desde aspectos mercadológicos até a comodidade que isso proporciona, pela maior facilidade em se trabalhar com uma folga maior, absorvendo grandes variações em máquinas.
Alguns erros comumente encontrados no dimensionamento das Embalagens
Na maioria das vezes, no desenvolvimento de uma nova embalagem, quase nenhum critério é adotado para se chegar a uma otimização de todo o sistema.
Tudo começa com a embalagem primária. A decisão da embalagem primária é de fundamental importância, pois, uma vez decidida as dimensões finais dela, todas as demais estarão atreladas às suas características, restando poucas variáveis para se obter um ótimo resultado final.
A grande maioria das empresas, dimensionam por etapas suas embalagens. Primeiro avaliam e

Relacionados