22 leis marketing
Lei da Liderança:
É melhor ser o primeiro que ser o melhor. Sendo o marketing uma batalha de percepções devemos melhorar a percepção do produto diante do cliente. No marketing devemos sempre ser o primeiro, poid do segundo poucois se lembram e do terceiro em diante ninguem lembra.
È mais fácil entrar na mente do cliente sendo o primeiro, e posteriormente lhe mostrar que também pode ser o melhor. Na maioria das vezes a marca que domina alguma categoria é a que ocupa a mente dos consumidores como por ex. a Coca cola, Omo, Durex, Xerox. Nem sempre a 1º alcança o sucesso, mas é importante ter senso de oportunidade.
Lei da categoria:
Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro.
Encontrar uma nova categoria no mercado não é tão difícil quanto parece, tratando-se de marcas as pessoas se atraem pelo “novo” e não pelo “melhor”. Sendo o primeiro na categoria segmente o mercado para que você seja o melhor, e acabe sendo o mais lembrado. Como por exemplo o Guarana Antarctica não é o refrigerante mais vendido, mas é o refrigerante de guarana mais vendido.
Lei da Mente:
É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado.
Ser o primeiro na cabeça do consumidor é o objetivo principal do marketing, pois uma vez que a marca entre na cabeça do cliente, não pode ser mudada. A coisa mais inútil a se fazer em marketing é tentar mudar a mente das pessoas. A maioria das empresas pensam que é preciso gastar muito dinheiro para entrar na mente das pessoas, mas com uma mente aberta e pouca quantidade de dinheiro isso já é possivel basta usar a sensibilidade. Ex: Aplle
Lei da Percepção
O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.
No mundo de marketing não existe o melhor produto, acreditar que o melhor produto vencerá é uma ilusão., pois não há realidade objetiva. Tudo o que existe são percepçoes na mente do cliente, e esta sim é a realidade. O