213870290116
408 palavras
2 páginas
O polietileno (ou polieteno) tem fórmula geral (CH2-CH2)n, é um polímero de alta produção mundial e economicamente viável, daí o porquê de seu uso em larga escala. Conheça o processo de obtenção deste polímero.O processo se inicia com o preparo do etano (CH3)2, este é submetido a altas temperaturas na presença de um catalisador, veja a equação que representa o processo: PdCH3-CH3 (g) + calor → CH2=CH2 (g) + H2(g) Neste caso, o metal paládio (Pd) teve a função de catalisar (acelerar) a reação. Repare que o etano perdeu dois átomos de hidrogênio e por isso se forma a ligação dupla.A reação descrita acima tem como produto o etileno, um monômero que dará origem ao polietileno. Em uma reação em cadeia, a ligação dupla do etileno é quebrada com a ajuda de catalisadores e aquecimento e dá origem a dois radicais • C. O elétron desemparelhado do carbono o torna altamente reativo, e começa a reação de polimerização: os radicais ganham elétrons se unindo a outros radicais e assim vão se formando as extensas cadeias poliméricas. Moléculas de polietileno produzidas deste modo podem chegar a ter massa molecular de até 1 milhão de gramas/mol.A polimerização do etileno dá origem a:• Polietileno de alta densidade (PEAD)• Polietileno de baixa densidade (PEBD)O PEBD por ser um polímero macio e flexível é escolhido para compor embalagens como: filmes plásticos para cobrir alimentos, sacolas de supermercado, sacos para lixo, plástico bolha, etc.O plástico-bolha se inicia a partir de uma resina de polietileno de baixa densidade, e com a ajuda de um equipamento chamado “Extrusora”, a temperatura aumenta e a resina entra em sua forma líquida.
Ela então é levada a um cilindro especial, e é transformada em duas camadas de plástico muito finas, com pequena quantidade de ar entre elas.
Ao fim desta etapa, as camadas são levadas até tambores que têm seus próprios formatos para o processo do plástico-bolha. As folhas de plástico