203704465
406 palavras
2 páginas
Resumo do filme “Com o dinheiro dos outros”. A empresa Fios e Cabos Nova Inglaterra (New England Wire and Cables) possui administração familiar e o patriarca da família, Andrew Jorgenson (representado por Gregory Peck) utiliza um estilo gerencial bastante tradicional.
A situação adversa enfrentada pela empresa chama a atenção de Lawrence Garfield (representado por Danny de Vito), presidente da empresa Investimentos Garfield (Garfield Investiments) e ele tenta, então, assumir o controle da Fios e Cabos.
O objetivo de Garfield é comprar a empresa por um preço baixo, encerrar a produção com a extinção da empresa e alienação dos ativos e, enfim, ganhar muito dinheiro com esse tipo de operação. A abordagem de Garfield é, portanto, puramente financeira, já que o valor patrimonial da empresa naquele momento é superior ao seu valor de mercado. O motivo disso é que o valor da ação incorpora o lucro futuro, não o presente, e como o futuro da empresa está incerto para o mercado, a ação cai. Garfield compra as ações da empresa e busca atingir o controle acionário. O patriarca pede então ajuda à filha de sua atual esposa, uma advogada, para tentar proteger a empresa. A empresa é bem antiga e percebe-se que está defasada do ponto de vista das modernas técnicas de gestão. Pelas imagens de seu interior, é possível ver que um trabalho de 5S seria muito bem vindo: há fumaça e sujeira nos corredores, rolos de fios de cobre empilhados e muita desorganização. No entanto, é uma empresa centenária que tem sobrevivido muito bem ao longo dos anos. Garfield explora esse tradicionalismo da empresa, mostrando o quão distante ela está de inovações e melhorias em relação ao futuro.
O filme explora os conflitos associados às diferentes percepções desses dois principais personagens. Em um dado momento é tentado um acordo entre as partes, com a ajuda da advogada, mas
Garfield continua comprando ações de forma não-aberta, buscando