2015818 113519 CESAR HIDALGO AULADIA2008

1988 palavras 8 páginas
AULA DO DIA 20/08/15 - EMPREENDEDORISMO
César Hidalgo: Só a educação é pouco
O físico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) diz que o grande motor do desenvolvimento é a capacidade da sociedade de armazenar e processar o conhecimento
Por: Ana Clara Costa16/08/2015 às 22:27 - Atualizado em 16/08/2015 às 22:27
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Google+Enviar por e-mailVer comentários (0)

César Hidalgo – "Para que o conhecimento circule, não basta recorrer à internet. É preciso que um país esteja aberto a receber gente e empresas de fora e a inserir seus produtos numa cadeia global"(David Sella/MIT/VEJA)
Expoente do exponencial Media Lab, um dos mais inovadores centros de estudos do conhecimento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, o físico chileno César Hidalgo ganhou renome por traduzir em gráficos engenhosos grandes massas de informação. Seu campo de estudo é ainda mais amplo. Em 2009, em parceria com o economista venezuelano Ricardo Hausmann, de Harvard, ele pôs de pé um índice para medir a complexidade econômica. Isso o levou a uma empreitada ambiciosa. No recém-lançado Why Information Grows (Por que a Informação Aumenta), ele segue a trilha aberta por Robert Solow, ganhador do Nobel de Economia, para quem não há crescimento sustentável sem educação e conhecimento.

1-Quais são as consequências práticas de tentar entender os mecanismos do crescimento econômico pela ótica da tecnologia da informação?
O conceito de informação que utilizo não é o da linguagem cotidiana - aquilo que encontramos em uma página de jornal ou em um tuíte. Meu conceito vem da física, a disciplina em que me formei. Informação, nesse contexto, é um sinônimo aproximado de ordem, de estrutura. No mundo das coisas criadas pelo homem, tanto um cesto de vime quanto um carro movido a energia elétrica são portadores de informação. Eles são constituídos de tais e tais materiais, processados desta ou daquela maneira,

Relacionados