20150303 1900 TemplateCSU
801 palavras
4 páginas
Especificação de Caso de UsoA especificação é a descrição de detalhes envolvidos em cada um dos casos de uso apresentados.
Este documento serve para que não existam dúvidas sobre quais informações serão vinculadas a cada módulo do sistema, como elas serão informadas em cada caso e como agir a cada situação anómala detectada.
Esta descrição não tem uma receita mágica, porém, se sugere a criação de uma template que seja comum a todos os casos de uso. Desta maneira tanto quem redige o documento como quem faz uso dele partilham a mesma linguagem sem necessidade de comentários explicativos.
Isto é, quem redige o documento, no geral, é o arquiteto de projeto ou um dos analistas de requisitos elencados no projeto. Este profissional traduz as necessidades negociais do cliente para os outros profissionais envolvidos na implementação (materialização) da solução final.
O público alvo deste documento são prototipadores, modeladores de banco de dados e implementadores de código que deverão compreender fielmente o que o analista levantou com detalhes de performance, interface gráfica, consistência de dados, dentre vários quesitos de qualidade.
Este documento subsidia informações para os DBA´s que modelarão o banco de dados, os designers que farão os protótipos das telas necessárias e para os implementadores codificarem as rotinas que materializarão o projeto.
Uma sugestão dos elementos envolvidos será:
1. Titulo descritivo do caso de Uso
É o título que descreve o Caso de Uso como funcionalidade negocial dentro do contexto do projeto.
2. Finalidade
Descreve, de forma sucinta, a função que este caso de uso tem dentro de todo o contexto do projeto
3. Ator Primário
Descreve quem é a pessoa que fará maior uso deste caso de uso.
4. Pré-condições
Descreve as condições que devem ser honradas antes da execução do caso de uso que está sendo detalhado.
5. Pós-Condições
6. Fluxo Principal
7. Fluxos de Exceção
8. Métodos de Testes
9. Diagramas Envolvidos
Para efeitos didáticos