2015
DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
PROJETO INTEGRADO 5 SEMESTRE
DESENVOLVIMENTO DE UMA MINI GRUA GIRATÓRIA PARA ELEVAÇÃO E
MOVIMENTAÇÃO DE CARGA
Disciplinas do semestre: Desenho de Construção de Máquinas; Fenômenos de
Transporte I; Estática dos Sólidos; Eletricidade Aplicada, Termodinâmica
Professores proponentes: João Batista da Silva (jbsilva@uninove.br); Luis Henrique
Gazeta de Sousa (lhzeta@uninove.br);
Objetivo:
Desenvolver nos estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de
Produção Mecânica conceitos básicos e habilidades relacionadas a projetos de sistemas mecânicos, transmissão e mecanismos de elevação e transporte de cargas.
Projeto do Mecanismo:
O projeto deverá contemplar um sistema mecânico de Elevação e Movimentação de
Carga do tipo MINI GRUA GIRATÓRIA, capaz de levantar e movimentar uma carga mínima de 5 kg em um ângulo de 180º conforme mostrado na figura abaixo:
Figura: Modelo de Mini grua giratória. Fonte: http://www.iw8.com.br (Figura meramente ilustrativa. A base, a coluna e a lança poderão sofrer alterações de acordo com as necessidades do projeto)
Estrutura:
A estrutura da grua será basicamente composta por: base, coluna e lança (ou braço giratório). A base deverá ser dimensionada de modo a manter a estrutura em equilíbrio, evitando que a grua venha a tombar com a carga. A base não poderá ser fixa no chão, assim, o seu correto dimensionamento será primordial para garantir o equilíbrio da grua. Os alunos poderão utilizar pés niveladores na base da grua caso julguem necessário para minimizar eventuais balanços da grua devido a irregularidades no piso ou da própria movimentação da carga
SAFOUHI (2011), desenvolveu um algoritmo para calcular a área confiável de operação de guindastes móveis. MARQUEZ (2014) estudou as causas mais comuns de falhas em bases de guindastes.
A base poderá ser confeccionada em tubos ou perfis conforme a figura 5 ou poderá também ser uma placa