2013 IgorVilasBoasdeFreitas
30407 palavras
122 páginas
Universidade de BrasíliaFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da
Informação e Documentação - FACE
Departamento de Economia
Aplicação de Modelos de Escolha Discreta na
Estimação da Demanda por Serviços de
Acesso à Internet
Dissertação apresentada ao Departamento de Economia da FACE/UnB como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Economia.
Orientador: Prof. Dr. Victor Gomes e Silva
Igor Vilas Boas de Freitas
26 de Junho de 2013
Agradecimentos
Agradeço a Deus por ter me dado saúde e disposição para, aos 40 anos, retonar ao ambiente acadêmico, onde tive oportunidade de formar novos amigos e absorver conhecimento útil à minha vida profissional. Tenho certeza que, ao aplicar o que aprendi nessa Universidade, oferecerei mais qualidade no meu trabalho diário.
À minha família, Christiane, Ingrid e Lívia, peço desculpas pelo tempo que deixei de lhes oferecer. Toda conquista requer esforço. Espero que essa sirva de exemplo para minhas filhas no futuro.
À minha mãe e ao meu irmão e grande amigo, Andrey, por terem sempre me apoiado nos estudos. Não teria sido tão bem sucedido nesse campo sem vocês como referência.
À minha avó Floripes, em memória, a quem devo muito na vida.
2
Resumo
Este trabalho identificou e procurou quantificar o impacto dos principais determinantes da demanda domiciliar por acesso à internet no Brasil, a partir de dados disponíveis ao público em geral. Utilizou-se uma classe de modelos aplicada à estimação da demanda por produtos diferenciados (Modelos de Escolha Discreta), cujos recentes desenvolvimentos permitem controlar a endogeneidade dos preços e flexibilizar padrões de substituição entre as alternativas do conjunto de escolha dos consumidores. O nível da renda familiar, a escolaridade do responsável pelo domicílio e a presença de crianças e adolescentes no domicílio foram as variáveis demográficas estatisticamente significantes para explicar a decisão de compra de banda larga, embora não expliquem a