ATPS Desenvolvimento Social Margarete
O conceito de Desenvolvimento Social se refere tanto ao capital humano como ao capital social de uma sociedade. Ele significa e consiste em uma evolução ou mudança positiva nas relações entre os indivíduos, grupos e instituições de uma sociedade, sendo o bem-estar social seu projeto futuro.
Basicamente, o Desenvolvimento Social é entendido como um processo de melhora da qualidade de vida de uma sociedade. Considera-se que uma comunidade tem alta qualidade de vida quando seus habitantes dentro de um cenário de paz, liberdade, justiça, democracia, tolerância, equidade, igualdade e solidariedade, têm amplas e recorrentes possibilidades de satisfação de suas necessidades e também de poder empregar suas potencialidades e saberes com vistas a conseguir uma melhoria futura em suas vidas, em termos de realização pessoal e da sociedade em seu conjunto.
Embora o bem-estar social seja o que se aspira no desenvolvimento social, ele tem uma importante carga de subjetividade própria de cada indivíduo, ou seja, o que para mim é bem-estar para o outro pode não ser ou vice-versa. Há um conjunto de fatores que contribuem com sua concretização e que ainda com as subjetividades do caso, são muito mais comuns nas diferenças.
O fato de poder ter acesso a um emprego digno e bem remunerado de acordo com as tarefas que se desempenham, o acesso a uma moradia digna em que se possa viver com a família e protegê-la dos riscos que teria uma vida na rua, a possibilidade de educar-se e educar os filhos para que o dia de amanhã possa ser gozado de melhores oportunidades trabalhistas e também contar com um atendimento médico adequado que possa ajudar a resolver nossos problemas e doenças para assim seguir adiante com nossos projetos. Estes são alguns dos fatores primordiais.
No entanto, para conseguir o desenvolvimento de uma comunidade, na maioria dos países do mundo existe uma carteira, secretaria ou ministério, conforme o caso, encarregada