2013 06 24 Mcommerce Report Po
5139 palavras
21 páginas
M-COMMERCE NAAMÉRICA LATINA
Um estudo da Ericsson sobre a visão do consumidor
Junho de 2013
Índice
UM MERCADO CONSUMIDOR EM CRESCIMENTO
UMA “DINHEIRONOMIA”
A IMPORTÂNCIA DE ESTAR NO CONTROLE
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA O M-COMMERCE
STRUGGLERS E ACHIEVERS
SEGURANÇA E CONVENIÊNCIA: PRINCIPAIS
MOTIVADORES
CETICISMO E A BARREIRA DO CONHECIMENTO
O LEGADO CULTURAL DA DESCONFIANÇA
ABRINDO AS PORTAS PARA UM FUTURO
PROMISSOR
3
4
5
6
7
8
9
10
11
Internautas que utilizam serviços de m-commerce
Argentina
Brasil
Introdução
Existe uma ampla variedade de serviços financeiros móveis – pagamentos por celular, remessas e transações bancárias na América Latina -, mas o mercado está demasiadamente fragmentado e o uso dos serviços ainda é baixo. No entanto, a penetração de smartphones na América Latina está aumentando rapidamente e o interesse do consumidor por serviços de m-commerce é muito alto.
A Ericsson ConsumerLab realizou um estudo sobre as possibilidades de popularização dos serviços de m-commerce na América Latina, através de entrevistas qualitativas com usuários finais e experts da área de m-commerce no Brasil, na Argentina, no Chile, no México e na Colômbia. Neste relatório, examinamos o comportamento e os costumes do consumidor, os principais motivadores e barreiras do uso de serviços financeiros móveis e como o m-commerce pode ganhar espaço.
Chile
30% 31%
Colômbia
México
M-commerce
21%
28%
31%
Mobile banking
12%
20%
20%
20%
18%
Mobile wallet
7%
13%
11%
10%
12%
Mobile shopping
11%
15%
15%
14%
17%
Fonte: Ericsson ConsumerLab, Analytical Platform, 2012 Base: Usuários de internet (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México)
ERICSSON CONSUMERLAB:
A VOZ DO CONSUMIDOR
O ConsumerLab da Ericsson conta com mais de 15 anos de experiência em pesquisas de comportamento e valores do consumidor, incluindo a forma como agem e pensam em relação a produtos e serviços de TIC. O ConsumerLab fornece insights únicos sobre as tendências de mercado e
consumidor.