20074219019
992 palavras
4 páginas
Neste artigo iremos iniciar o conceito de dimensionamento de iluminação e Tomadas de uso geral, as famosas TUG’s para instalação elétrica residencial. Antes de iniciarmos se faz necessário conhecimento nos conceitos de cálculo de área e perímetro, você pode relembrar clicando AQUI. Como sabemos a NBR5410 define as características mínimas para um dimensionamento tecnicamente funcional e seguro, basearemos nosso dimensionamento de instalação elétrica residencial nesta norma.Antes de iniciarmos tenha em mãos sua calculadora, lápis e borracha para praticar os conceitos abordados neste artigo.
Porque calcular área e perímetro?
O primeiro passo para o dimensionamento de uma instalação elétrica residencial é determinar as cargas elétricas que existirá na instalação a ser dimensionada. A previsão da potência de iluminação e tomadas de uso geral será determinada através do cálculo da área e perímetro respectivamente e é com base nestes cálculos que teremos o levantamento de potência para a determinação de demanda total instalada.
E-Book Grátis
Exemplo de Planta Baixa
Para nosso projeto utilizaremos como exemplo a planta baixa de uma residência de quatro cômodos + banheiro. Veja a ilustração abaixo. elétrica residencial
Dimensionamento da Iluminação elétrica residencial
elétrica residencial
Por definição a NBR 5410:2004 determina que a potência de iluminação em cada cômodo irá levar em consideração a área do cômodo como fator principal para este dimensionamento.Logo abaixo você poderá ler exatamente como a NBR5410 se posiciona em relação a este dimensionamento:
Na NBR 5410 sobre Iluminação: [show_hide title="Clique Aqui"]
9.5.2.1.1
Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor.
9.5.1.2
b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.