O que é cidadania
Geralmente pensamos que cidadania é apenas exercer nossos direitos e deveres básicos, como por exemplo. O direito de votar. Porém cidadania embora englobe essas coisas é muito mais do que isso.
Ela é uma construção coletiva e constante, ela só existe quando há verdadeira participação dos cidadãos, ela nos chama a superar o comodismo e o vício social de esperar que os políticos façam tudo para nós.
Não é cidadão autêntico aquele que fica em casa sentado numa poltrona reclamando dos problemas e do governo, engolindo o sapo e ficando desesperado sem nada a fazer. O cidadão autêntico arregaça as mangas, se organiza com outras pessoas para discutir os problemas sociais e buscar soluções.
Um verdadeiro cidadão está sempre em busca da construção coletiva de uma sociedade mais justa, mas não espera que essa sociedade caia do céu, pois sabe que só a constante luta coletiva e organizada poderá mudar a sua realidade. O seu bairro, a vida de seus filhos, a vida de tantas pessoas privadas de ser, de ter, dependem dessa organização e dessa busca constante.
Buscar o bem comum significa que sou apenas um entre tantos que possuem os mesmo direitos, portanto é importante perceber, que não necessariamente vou usufruir de uma conquista, mas muitas vezes outras pessoas mais necessitadas do que eu serão beneficiadas.
Trabalhar juntos para alcançar os objetivos é muito importante, pois sozinhos dificilmente conseguimos transformar a nossa realidade. Porém trabalhar juntos exige diálogo que também significa renuncio de algo pessoal de ambas as partes para o bem comum. Nessa busca todos são alunos, pois todos estão sempre aprendendo uns os outros como melhor realizar a cidadania.
Cidadania é a colhida do diferente, é a preocupação com a vida dos vizinhos, com as estradas do bairro, com a educação das crianças, com a saúde das pessoas, com o meio ambiente, com o transito, com o acesso á saúde. Cidadania é inclusão social.
Portanto não esperemos que falsos