200398280281
417 palavras
2 páginas
Psicologia ;uma (nova) introduçãoLuis Claudio M. Figueiredo e Pedro Luis Ribeiro de Santi escreveram um livro :psicologia uma (nova ) introdução e a primeira edição do livro foi lançada em 1991 pela editora da PUC –SP (EDUC) .
Os escritores do livro relatam a trajetória que a psicologia para ser considera uma ciência independente de acordo com a obra a psicologia só conquistou espaço na metade do século XIX .Para a psicologia tornar-se uma ciência aconteceram algumas previas condições culturais como a subjetividade privatizada ,na qual o homem é tratado como ser incomum a partir daí o homem descobriu que ele é responsável pelo seus atos.
Com o desenvolvimento avançado da modernidade e em sua crise percebe-se que o homem não é tão incomum quanto imaginava .Este exemplar descreve alguns projetos que mostram a psicologia como ciência independente .
Concepção de Wundt :foi um dos primeiros a explicar a psicologia sendo uma ciência também fez a experiência imediata .
Concepção de Titchener –não considera a psicologia como ciência independente e ele não se assemelha a ciência da natureza .
O livro também relata a psicologia funcional que é uma uma ciência que estuda as ações psíquicas .
A obra também relata a teoria do comportamentalismo que é como o individuo responde aos estímulos.Gestalt estuda os fatos relacinados a memória e sua estrutura.
A obra também relata sobre o beheavorismo que diz como o meio externo é responsável pelo comportamento humano .A obra também menciona a psicololgia cognitivista que estuda a forma de aprendizagem através da moralidade e por ultimo relata a psicologia Freudiana que estuda o involuntário
Os autores trazem a psicologia como profissão e como cultura. Psicologia como profissão, esteve inicialmente ligada aos problemas de educação e trabalho, mas agora está presente nas clinicas, nas escolas, nas organizações empresariais. É muito importante que se entenda a ciência e a própria pessoa de um psicólogo. A psicologia