20 elementos quimicos e suas utilidades
OXIGÊNIO (O)
Na solda: comburente, No hospital: auxilio respiratório, Na industria: produção dos diversos gases industriais que compõe o ar que respiramos (N2, O2, etc), Na mecânica automobilística : a queima do combustÍvel, que permite o carro se deslocar, Pela hidrolise da agua se produz O2 e H2 e Pode ser usado como bactericida.
HÉLIO (He)
É usado para encher balões e dirigíveis, foi escolhido para este fim por ser um o gás menos inflamável. É aplicado ainda como líquido refrigerante de materiais supercondutores e como gás de equipamentos para mergulhos de grande profundidade.
FERRO (Fe)
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edificios, e uma infinidade de outras aplicações
OURO (Au)
O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido a sua boa condutividade elétrica, resistência a corrosão, e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas , apresenta diversas aplicações industriais.
PRATA (Ag)
Jóias, Componente de ligas diversas para uso em odontologia, soldas, contatos elétricos, baterias de alta capacidade (prata-zinco e prata-cádmio), compostos de prata foram usados para prevenir infecções antes do advento dos antibióticos, etc.
ARSÊNIO (As)
Utilizado em inseticidas.
PLUTÔNIO (Pu)
Presente em armas nucleares.
MERCÚRIO (Hg) medir a pressão do termômetro, derreter um metal, usado pela meteorologia p medir a pressão atmosférica, enfim ele tem várias outras funções, porém, ele é um material muito radioativo usado em lâmpadas fluorescentes que prejudicam a visão e polui muitos dos rios e