clinica de estetica
Hermano Roberto Thiry-Cherques**
S U M Á R I O : 1. Introdução; 2. Origens: Jeremy Bentham; 3. Desenvolvimento: John Stuart Mill; 4. Temas utilitaristas; 5. O saldo.
P A L A V R A S - C H A V E : ética; utilitarismo; economia; administração; estratégia.
KEY
WORDS:
ethics; utilitarianism; economics; management; strategy.
Este artigo procura indicar os principais determinantes do utilitarismo ético.
Examinam-se os conceitos, os temas e as contribuições do utilitarismo, desde a sua origem até a atualidade. Enfatizam-se as relações entre essa corrente de pensamento e a atualidade das questões morais na economia e na administração. Moral economics of utility
This paper makes an effort to enumerate the main determinants of ethical utilitarianism. It examines the concepts, concerns and contributions of utilitarianism, from its origins until today, and stresses the relationship between this trend of thought and the current moral issues in economics and management.
1. Introdução
Vivemos em um tempo de grandes contradições, de poucas idéias e de falsas modernidades. É curioso, por exemplo, que a maior parte dos argumentos morais tanto contrários como favoráveis a movimentos econômico-sociais contemporâneos seja matéria de um livrinho que Jeremy Bentham, um ju-
* Artigo recebido em jan. e aceito em abr. 2002.
** Professor titular da Ebape/FGV
.
RA P
R io d e J ane ir o 36( 2 ): 29 3- 31 7, M ar ./ Abr . 200 2
294
Herm ano R ob er to Th iry -C herq ues
risconsulto educado em Oxford, fez publicar no longínquo ano de 1789
(Bentham, 1974).
No texto que se segue, procuramos contribuir para esclarecer as razões da vinculação entre essa escola de pensamento — o utilitarismo ético — e a argumentação que tem servido para atacar e defender o taylorismo, a competitividade e a globalização.
2. Origens: Jeremy Bentham
Nascido em Londres em 1748, Bentham viveu em uma era de transformações.
Uma época