2
O equivoco mencionado na afirmação se trata do ensino focado apenas na norma culta. Não significa que tenhamos que despreza-la , mas devemos trabalhar outras variantes linguísticas uma vez que estas são comuns no cotidiano do aluno. O ensino não deve estar focado apenas na gramática Podemos sim trabalhar a gramática, mas de uma forma que conduza o aluno a reflexão e a analisar o contexto do que está sendo transmitido, aumentando o conhecimento do aluno sobre os usos dos recursos de sua língua e fazendo que ele se sinta parte dela que ele faz parte dela.
B
a) A proposta da professora da turma 502, pois através da utilização da prática da análise, da produção contextualizada e de diferentes recursos estilísticos, ela induz o aluno a pensar, a refletir e construir o sentido. Ao substituir o descritivo pelo produtivo , a professora proporciona ao aluno a possibilidade do desenvolvimento da habilidade linguística. A proposta da professora da 501 é voltada para o aspecto formal, mas especificamente da gramática o que na verdade é o equivoco do texto 2A. Muitos professores ainda permanecem na proposta tradicional por se sentirem seguro com estas, mesmo reconhecendo as falhas.
b) 1- Leia o poema a seguir: RECORDO AINDA ...
Recordo ainda...E nada mais me importa...
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de Desesperança
Soprando cinzas pela noite mortal!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui... Mas ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino... acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!...
a) A significação das palavras não é fixa, nem estática. Percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades: o sentido denotativo e o