2
1) Explique o tema: “Tem coragem de servir-te de teu próprio entendimento?”
O lema desenvolvido pelo filósofo Kant, critica a preguiça, a indecisão e a falta de coragem de uma grande parte dos seres humanos em fazer servir-se de seu entendimento sem orientações alheias.
Vivemos um mundo em que todos buscam o conforto, onde se aceita posições vistas pelos outros sem questionar, onde as pessoas se conformam com qualquer opinião e não questionam nem refletem, simplesmente aceitam e se acomodam.
2) Quem são os tutores que atualmente impedem a humanidade de pensar por si?
Os primeiros tutores que chegam a nossas cabeças são os pais (por serem um espelho na maioria das vezes, os amigos, no geral a sociedade. No entanto, atualmente, numa era tão tecnológica e em um mundo tão globalizado, somos fortemente influenciados pela mídia sem nem notar (por meio de milhares de publicidades que incentivam sempre o consumismo, pelas modinhas ..).
3) Por que a passagem à maioridade é considerada difícil e perigosa?
De acordo com Kant, atingir a maioridade vai muito além da concepção dos jovens dos dias de hoje, o que é visto pela sociedade como “liberdade”, vai muito além. Kant dizia que para alcançar a maioridade,era necessário “servir-te de seu entendimento sem a orientação de um outro” ou seja, decidir, refletir e formar seu próprio ponto de vista. A maioridade pode ser vista como perigosa e difícil já que os jovens se acomodaram a viver em uma sociedade que já impõe o que é certo e o que é errado e se confortaram sem ao menos questionar,dando razão à outros sem pensar por si próprio.
4) Comente a relação que existe entre política e ética pessoal.
Se pensamos bem, a política e a ética deveriam estar em uma linha de equilíbrio. Porém infelizmente nos dias de hoje, isso não acontece. A ética pessoal está vinculada ao sentimento dos povos, ao seu modo de viver, aos seus costumes, que mudam ao passar do anos. A política deveria ser o empenho na realização do bem