2
e.c. JORGE HELIO FERREIRA DOS SANTOS
O ESTUDO DO SUBSOLO
“À primeira vista, os terrenos podem se apresentar como rochosos, arenosos, pantanosos, argilosos, etc. Mas não podemos afirmar que o as características do subsolo serão as mesmas das camadas superficiais.”
É preciso examinar o local da construção para conhecer o terreno sobre o qual se vai construir. É pantanoso?
É arenoso?
As condições para a construção de uma obra variam de acordo com o solo.
É argiloso?
Uma camada de areia pode encobrir a argila, ou uma camada deslizante inclinada. Uma camada de lodo sobre areia pode encobrir a rocha” (Robert ’Hermite)
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo, através da edafo/pedologia solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia , o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas
As características de e habitats dos seres vivos. um solo não podem ser
Descobertas pelo aspe da camada superficial
AREIA
O ESTUDO DO
SUBSOLO
ARGILA
LODO
ARGILA
E PEDREGULHO
ROCHA
Uma camada de areia pode encobrir a argila
ou uma camada de inclinada. Uma camada de lodo sobre areia pode encobrir a rocha
A depender da sua composição, o solo pode ser composto de blocos rochosos, seixos, pedregulhos, areias, siltes ou argilas, o que vai determinar o seu comportamento.
O Sistema Unificado de classificação de solos foi criado pelo engenheiro Arthur
Casagrande para aplicação em obras de aeroportos, contudo seu emprego foi generalizado sendo muito utilizado atualmente pelos engenheiros geotécnicos, principalmente em barragens de terra.
Código
Descrição
G
Pedregulho
S
Areia
M
Silte
C