2
Parte da essência do projecto que motiva a presente dissertação, recai no domínio dos eventos, e como tal é também relevante dedicar alguma atenção a esta temática. Como se torna visível através da figura 1, e à semelhança do sector da restauração e bebidas, também o sector dos eventos se afigura como elemento importante na indústria turística.
Segundo Goeldner e Ritchie (2006), o segmento dos eventos apresenta-se como um dos segmentos que evidenciam crescimento mais rápido na indústria do turismo.
Vários autores têm definido os principais elementos que compõem o conceito de
“evento”. Segundo Bowdin et al. (2001) pode-se afirmar que, na sua generalidade, os eventos têm um cariz temporário e único, que resulta da combinação entre a forma como são geridos, o programa que possuem, o modo como são realizados e as pessoas neles envolvidas.
Esta indústria emerge na década de 90, com vários sectores, especialmente os ligados aos negócios. O reconhecimento por parte dos governos impulsionou esta indústria a um crescimento visível, cujo impacto económico se tornou rapidamente notório. O suporte académico através de cursos especializados na área dos eventos fomentou também o desenvolvimento desta actividade, conferindo-lhe um maior grau de qualidade e eficácia relativas aos produtos apresentados (Bowdin et al., 2001).
O crescente sucesso do sector dos eventos prende-se com as características que o diferenciam de qualquer outro sector presente na indústria turística. Segundo Getz
(1997), um dos seus pontos fortes é a capacidade de democratizar o fluxo de visitantes no que respeita à zona geográfica ou às épocas do ano. A realização de um evento pode atrair visitantes a zonas menos turísticas, ou a zonas turísticas em épocas baixas. Este facto traduz-se em benefícios concretos quer turísticos quer económicos, tanto para a empresa que organiza o evento, como para toda a comunidade envolvente. Exemplo disso é o Festival do Sol, realizado anualmente no estado