2 Resumo Anais Ic Setembro 2014 Marco 1
Mário Ezequiel Augusto1, Marco Antonio Simões Teixeira2, Alexandre Veloso de Matos3
Palavras-chave: IEEE 802.21, Media Independent Handover (MIH), Network Simulator (NS-2)
As tecnologias de rede sem fio estão presentes em nosso cotidiano. Estes sistemas utilizam ondas de rádio para enviar e receber dados. Com o avanço dessas tecnologias, também ocorreu o avanço dos equipamentos que possuem a capacidade de se conectar a essas redes como, por exemplo, smartphones, que podem se conectar tanto em uma rede UMTS, como em uma rede Wi-Fi. Serviços de VoIP, A-GPS e outros exigem que o cliente permaneça conectado à internet, indiferente do tipo de rede usada para tal. O processo de troca de rede, ou seja, desconectar-se de uma rede e se conectar em outra, denomina-se handover. O handover normalmente é demorado, e exige que o usuário perca a conexão com a internet.
Este trabalho aborda o uso do protocolo IEEE 802.21 (MIH – Media Independent Handover) como solução para melhorar o handover. Este protocolo tem como função facilitar o handover tanto vertical como horizontal, ou seja, entre tecnologias diferentes ou mesma tecnologia. Como cenário de testes, foi utilizado um simulador de redes conhecido como Network Simulator (NS-2). Nessa simulação, um dispositivo móvel percorreu um longo caminho, sendo obrigado a fazer handovers entre diferentes redes.
A simulação utilizou o protocolo IEEE802.21 como base. Como resultado, observou-se que o tempo de handover com o uso do protocolo IEEE 802.21 caiu drasticamente, o que garante um uso contínuo e com poucas interferências em serviços como VoIP e A-GPS.
1
Orientador, Professor do Departamento de Sistemas de Informação CEPLAN-UDESC – mario.augusto@udesc.br.
Acadêmico do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação CEPLAN-UDESC, bolsista de iniciação científica PROBIC/UDESC
3
Professor Participante do Departamento de Sistemas de Informação CEPLAN-UDESC.
2