2 Portugues Estruturado2
2423 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DECHAPECÓ
ACEA
Algoritmos e Programação
Apostila da Disciplina – Parte 2
Estruturas de Decisão
Prof. Rodrigo Alceu Benedet
1 - Estruturas de Decisão
Em programação, existem muitas situações em que não queremos necessariamente que a máquina execute todos os comandos incluídos em um algoritmo. Nestes casos, usamos comandos que ensinam o computador a tomar uma decisão, optando por executar ou não um ou mais comandos.
O computador não toma decisões sozinho. Por meio de comandos de decisão, podemos instruí-lo a seguir um determinado caminho no algoritmo, tomando por base o teste do resultado de uma expressão lógica (que sempre tem como resposta
Verdadeiro ou Falso).
Assim a máquina saberá qual (ou quais) comandos irá executar, a partir do resultado da expressão.
Sendo assim, é fundamental aprendermos uma forma de comando que permita ao algoritmo executar alguma(s) instrução(ões) ou outra(s). Para isso temos duas estruturas de decisão fundamentais: o comando se e o comando escolha.
1.1 Comando SE
O comando se é uma estrutura de decisão básica em algoritmos. Sua sintaxe (no nosso portugol) é:
se <expressão_lógica> então <comando_Verdadeiro>; ou se <expressão_lógica> então <comando_Verdadeiro> senão <comando_Falso>;
O comando se é mais longo do que os outros que vimos até o momento. Na primeira forma de sintaxe, podemos indicar ao computador a execução de um comando se o resultado da expressão lógica for verdadeiro; havendo resultado falso, a máquina simplesmente ignora a execução do comando.
Na segunda forma de sintaxe, o computador também executará um comando se o resultado da expressão lógica for verdadeiro, mas o complemento senão indica que queremos que a máquina execute outro comando se o resultado for falso. Na execução do algoritmo, a máquina sempre verá o resultado da expressão e fará apenas um dos dois comandos (nunca os dois ao mesmo tempo).
Para facilitar o entendimento, é mais comum escrever o comando se desta
forma: