2 Lista de Exerc cios Sistemas Operacionais
2) Pelo fato do SO liberar memória para a execução de um novo processo
3) Cada região de um espaço de endereço comumente contem informacoes que são acessadas de um modo similar. Por exemplo, a maioria dos processos lê e executa instruções, mas não modifica suas instruções. Processos lêem e escrevem de e para a pilha, mas não ordem ‘ultimo a entrar, primeiro a sair’. Processo lêem e escrevem dados em qualquer ordem. Separar o espaço de endereço de um processo em diferentes regiões habilita o sistema operacional a impor essas regras de acesso.
4) Falso.Um programa é uma entidade inanimada. Um processo é um programa em execução.
5) Falso. um computador multiprocessador pode ter tantos processos em execução quantos são os processadores
6)
Um processo pode entrar em estado bloqueado se emitir uma requisição de dados localizados em um dispositivo de latência alta.
Um processo também pode ficar bloqueado até que ocorra um evento, como a utilização de teclado ou movimentação do mouse pelo usuário.
7) Um relógio de interrupção gera uma interrupção após um quantum de tempo especificado, e o SO despacha um outro processo para executar. O processo interrompido executará novamente quando avançar no topo da lista de prontos e um processador ficar disponível novamente.
8) Um processo acordado esta disputando ativamente um processador; um processo adormecido não pode usar um processador mesmo que haja um disponível.
9) A tabela de processos ou blocos de controles de processos estão presente em todos os sistema operacionais e têm a função de armazenar informações sobre o estado processo,seu contador de programa, o ponteiro de pilha, alocação da memória ,os estados do seus arquivos abertos,sua contabilidade sobre contabilidade e escalonamento e tudo sobre o processo que deva ser salvo quando o processo passar do estado de em execução para