2 Gessica
4.1 Conhecer e Pensar
O ser humano é dotado da capacidade de conhecer e de pensar. Conhecer e pensar constitui não somente uma capacidade, como também uma necessidade para o homem. O conhecimento necessário para o progresso de o homem conhecer é poder, dizia Bacon e o livro bíblico de gênesis, ao narrar o extraordinário mito da criação, coloca nos lábios de Deus antropomórfico do povo hebreu.
Os animais conhecem a natureza para subjugar- se ela cegamente. O homem conhece a natureza para subjuga-la, de arta forma como prescreve o livro do gênesis. subjite e am ” subjugai - a !
Sabemos que existimos por que pensamos saberão os animais que eles existem? Saberá o universo que ele existe? Perguntamos e eles se calam. “Em seu mutismo não divisamos o menor sinal de um conhecimento dessa ordem” escreve Jaspers e continua: “Nós porem sabemos que ele (o universo) existe”. E podemos escutá-lo.
Conhecer e pensar coloca o universo a nosso alcance e lhe dão o sentido finalidade e razão do ser. O homem é o ser verdadeiro, o olho que vê o mundo, vê e conhece, conhece o que vê e pensa no que viu e no que não viu, conhece e pensa, pensa e interpreta. Os animais conhecem as coisas. O homem, além disso, investiga-lhes as causas. Os animais só conhecem por via sensorial. O homem conhece e pensa elabora o material de seus conhecimentos.
O conhecimento supõe e exige três elementos, a saber. O sujeito, ou seja, a consciência cognoscente, o objeto ou aquilo a que sujeito se dirige para conhecer e a imagem, que representa o ponto de coincidência entre o objeto e o sujeito. Todo conhecimento consiste numa relação sui generis entre o sujeito cognoscente e objeto conhecido.
A história humana é a historia das lutas pelo conhecimento da natureza, para domina-la, para interpreta-la, e cada geração foi recebendo um mundo interpretado pelas gerações passadas. As gerações dos místicos intentaram a interpretação mística do universo a partir de intuições, de iluminações