2 Aspectos introdutórios em ciências contábeis
Ciências contábeis
ana paula
aspectos introdutórios em ciências contábeis
JUIZ DE FORA -
2012
ana paula
aspectos introdutórios em ciências contábeis
Trabalho apresentado à disciplina Produção Textual interdisciplinar individual da
Orientador:
Campo Novo do Parecis - MT
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13 INTRODUÇÃO
As empresas deparam-se atualmente com um cenário altamente competitivo, onde sobrevivem somente aquelas que souberem gerenciar de maneira adequada todos os seus recursos. Para isso, contar com informações confiáveis pode ser um grande diferencial, pois quanto mais informação existir, maior será a probabilidade de se tomar a decisão correta, seja em relação à novos investimentos, à novos produtos, ou até na hora de procurar um empréstimos, entre inúmeras outras decisões não menos importantes.
É neste aspecto que a contabilidade assume seu verdadeiro valor, deixando de ser uma ciência responsável apenas pela análise, mensuração, controle e registro do patrimônio para se tornar uma das melhores e mais confiáveis fontes de informações, servindo como ferramenta para a tomada de decisão, um importante instrumento da gestão empresarial.
Embora nem sempre seja utilizada adequadamente a informação contábil pode ser considerado um instrumento de gestão imprescindível, já que, em cenários econômicos em permanente mudança, os gestores precisam valer-se de todas as alternativas possíveis para manter os resultados da empresa em níveis satisfatórios de competitividade. Assim, a sobrevivência de uma empresa pode estar intimamente relacionada à sua capacidade de utilizar técnicas capazes de orientar os gestores nas decisões que precisam ser tomadas.
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Para Padoveze (2000, p. 89) “a Contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das