2.1. POLÍTICA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
É a política que explica os princípios e as práticas adotadas pela equipe de enfermagem para o desenvolvimento do cuidado ao cliente e família em todas as unidades assistenciais do hospital. Ela serve para direcionar o grupo na definição das bases teórico-conceitual; na divisão do trabalho, na padronização de métodos e instrumentos de registros; no estabelecimento de regras e normas para a sistematização da assistência.
No CENTRO CIRÚRGICO E OBSTÉTRICO a sistematização está estruturada para atender, RN, crianças, mulheres gestantes, adulto, idoso e família.
Objetivo: organizar e direcionar os trabalhos da equipe de enfermagem para o desenvolvimento do cuidado terapêutico com qualidade aos clientes com a participação do acompanhante / família.
Princípios que orientam as ações da equipe na assistência ao adulto e idoso.
✔ A sistematização faz parte do processo de enfermagem pois ela serve para determinar a forma como as ações devem acontecer para a realização do cuidado ao cliente e família.
✔ Todo modelo de sistematização da assistência é construído com base em princípios teórico-conceitual que serve para explicar e direcionar as ações do grupo no desenvolvimento do cuidado.
✔ O cliente e seu familiar, constituem o foco principal das ações assistenciais da equipe de enfermagem na clinica médica e semi-intensivo.
Ações para efetivar a sistematização da assistência as clientes e família
✔ Definir recursos humanos e materiais; bases conceitual; os métodos e instrumentos; as normas e rotinas para a organização do trabalho na clínica médica e semi-intensivo.
✔ Preparar a equipe para desenvolver a sistematização com competência e qualidade.
✔ Dar continuidade aos cuidados planejados pela equipe das unidades aos clientes com proposta cirúrgica
✔ Oferecer condições para o atendimento da mulher gestante e o acompanhante dentro dos parâmetros preconizados pela política de parto humanizado.
✔