1º Relatorio
Severino afirma que: "O seminário é considerado aqui como um método de estudo e atividade didática especifica de cursos universitários" (2000, p.63). Com o objetivo traçado o seminário tem o dever de levar os participantes á diversos entendimentos e esclarecimentos. Segundo Severino:
"Para alcançar esse objetivo ultimo, o seminário deve levar todos os participantes:
A um contato íntimo com o texto básico, criando condições para uma análise rigorosa e radical do mesmo.
Á compreensão da mensagem central do texto, do seu conteúdo temático.
Á interpretação desse conteúdo, ou seja, a uma compreensão da mensagem de uma perspectiva de situação de julgamento e da critica de mensagem.
Á discursão da problemática presente explicita ou implicitamente no texto" ( 2000, p.63).
Com isso as etapas devem ser realizadas e analisadas por todos os participantes.
O coordenador do seminário é o responsável por prolongar a preparação e pesquisa sistemática fornecendo material de trabalho (Severino, 2000, p.64). O texto-roteiro contém apresentação da temática, breve visão de conjunto da unidade e esquema geral do texto. Com a apresentação do conteúdo pelo texto-roteiro fica mais visível para os participantes expor seu entendimento e argumentos em relação ao conteúdo proposto. Quando se compreende o que o autor quis expressar no texto fica possível elaborar conceitos, ideias para ajudar na sua discursão. As discursões afirmam que: “Trata-se de uma tarefa de documentação feita quando da analise textual e realizada de acordo com a técnica de documentação” (Severino, 2000, p.65). Usam-se outros textos para o auxilio da compreensão do conteúdo, para que a analise fique mais clara. Severino diz:
“Nota-se que a pesquisa é feita sobre