1º capitulo do livro: Gestão de Pessoas, enfoque nos papeis profissionais. Gil, Antonio Carlos.
Depois da segunda guerra teve um aumento significativo de sindicatos dos trabalhadores e por esse motivo foram implantadas algumas mudanças nas condições de trabalho e concessão de benefícios aos funcionários.
Ludwig mostrou em sua teoria na década de 60, que as áreas mesmo separadas dependem e conseguem funcionar melhor quando trabalham juntas.
A organização tem suas áreas, essas áreas trabalham e giram a roda, fazendo com que as outras rodas girem e a empresa ande. Quando esse tipo de sistema é implantado, Teoria Geral dos Sistemas, conseguimos identificar algumas características como:
INTERDEPENDENCIA DAS PARTES
ENFASE NO PROCESSO
CARÁTER DESCRITIVO
CARÁTER MOTIVACIONAL
Entre outros.
Em meados da década de 80 as organizações vêm sofrendo algumas dificuldades, pois devido à globalização e o desenvolvimento tecnológico as empresas precisam se reestruturar, sendo necessário a contratação de terceiros e Downsizing ( Diminuição do tamanha, achatamento) .
Com essa necessidade de ver o funcionário como parceiro, o peso desse funcionário vem crescendo com o passar dos tempos. Hoje a nova forma de gestão de recursos humanos passa a ser Gestão de Pessoas, às vezes Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros onde o desejo pessoal do colaborador cresce com os objetivos e metas da organização.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
A área de Departamento De Pessoal é um segmento que nunca sai de moda e todas as empresas precisam de uma equipe que seja capaz de gerir os funcionários. Há pessoas que gostam tanto desse segmento que vão muito além e focam no domínio da área de Gestão de Pessoas que requer preparo paciência e muita força de vontade para deixar os membros da equipe engajados nas tarefas. É por meio desse gestor que o ambiente de trabalho passará por um pente fino, de maneira que ele fique